O que você procura na cidade?

Coral da Casa da Música de Ouro Branco se apresenta na capital

4 de dezembro de 2017


No último sábado (2), o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebeu a Orquestra B e o Coral Infantil da Casa de Música de Ouro Branco para um concerto dedicado aos compositores brasileiros. A apresentação gratuita, realizada na Praça da Liberdade em Belo Horizonte, foi com a regência do maestro Marcos Silva. Os grupos pertencentes à Casa de Música de Ouro Branco, iniciativa apoiada pela Gerdau, são formados por jovens e crianças, todos alunos das oficinas de instrumentos e musicalização.

De acordo com Kênia Líbano, coordenadora do projeto, o concerto é uma oportunidade única dos alunos vivenciarem a experiência do funcionamento de uma orquestra e enxergarem a música como carreira. “Participar de apresentações como essa estimula e incentiva os alunos a seguirem a profissão de músico, além de mostrar o quanto esse ofício exige comprometimento.”

Alunos da Casa de Musica de Ouro Branco ( Foto: Rede de Comunicação )

O concerto teve ainda outro ponto especial: a participação de duas crianças surdas, Kevin Cristian Santos Ferreira, de 12 anos, e Artur Cristian da Silva Félix, de 10 anos, que fazem parte de um projeto iniciado este ano pela Casa de Música. “Hoje, todos os alunos do coral estão participando da oficina de libras. O concerto será apresentado com linguagem oral e linguagem de sinais. É uma forma de inclui-los e mostrar que a música ultrapassa barreiras que parecem impossíveis”, explica.

Casa de Música de Ouro Branco

A Casa de Música é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita. Criada em 2001, por um grupo de professores e pais de alunos, a entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos.

Em 2016, a Casa de Música de Ouro Branco, projeto que conta com o patrocínio da Gerdau por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, atendeu a cerca de 200 alunos que participaram de concertos, festivais e recitais em Ouro Branco e outras cidades de Minas Gerais.

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
Com 18 áreas expositivas e 44 atrações, o MM Gerdau abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O Museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e desde 1º de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos das Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo. O MM Gerdau integra o Circuito Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcello Dantas.

OuroBranco.Online

anuncie | contato | expediente

24h


ONLINE

X

Anuncie no maior portal da região:



TM2 & © Ouro Branco Online . Todos os direitos reservados