O que você procura na cidade?

Programa Gerdau Germinar finaliza edição do Projeto Monitoramento Participativo das Águas

24 de novembro de 2017


Nos dias 9 e 10 de novembro, o Seminário de Encerramento do Projeto Monitoramento Participativo das Águas marcou o encerramento de mais uma edição da iniciativa, promovida pelo Programa Gerdau Germinar em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Por meio da atividade, professores e alunos realizam ações voltadas para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades.

De março a novembro, estudantes das escolas municipais e estaduais de Congonhas, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Itabirito e Moeda ficaram responsáveis por monitorar um rio, córrego ou lagoa localizada próximo ao colégio para acompanhar a qualidade da água. Antes do início do projeto, educadores receberam um ecokit e foram orientados por profissionais da UFMG sobre as características e cuidados para preservação dos recursos hídricos.

O trabalho desenvolvido por cada uma das escolas foi apresentado durante o Seminário de Encerramento, quando todas as instituições se reuniram e compartilharam os resultados físicos, químicos e biológicos do recurso hídrico monitorado. Além de possibilitar que os alunos trabalhem temas relacionados às matérias escolares, o Monitoramento Participativo das Águas também incentiva o comprometimento dos alunos com questões relacionadas à preservação ambiental.

Sobre o Programa Gerdau Germinar

Realizado em conjunto pelas áreas de Responsabilidade Social e Meio Ambiente da empresa, o Programa Gerdau Germinar é uma iniciativa voltada para a prática da educação e conservação ambiental, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável das regiões em que atua. Desde 1990, ano de lançamento do programa, mais de 250 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações do projeto. Além de cursos para educadores, a iniciativa oferece ainda oportunidades de visitas técnicas, eventos, palestras, oficinas e projetos socioambientais nas escolas, abrangendo alunos e professores das redes de ensino da região de Ouro Branco.

O Programa dispõe de um centro de educação ambiental – o Biocentro Gerdau Germinar – com 48 hectares de área preservada e estrutura adequada para atendimento aos visitantes. Conta ainda com a Praça dos Biomas, na qual os visitantes podem conhecer de perto a representação de alguns dos mais importantes ecossistemas brasileiros: Cerrado, Campos Rupestres, Mata Atlântica, Restinga, Caatinga e Campos de Altitude. O Biocentro também atende colaboradores da Gerdau com ações para motivar a atuação responsável em todos os ambientes, como oficinas, reuniões e treinamentos no Sistema de Gestão Ambiental.

Sobre a Gerdau

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

OuroBranco.Online

anuncie | contato | expediente

24h


ONLINE

X

Anuncie no maior portal da região:



TM2 & © Ouro Branco Online . Todos os direitos reservados